Quem Somos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) foi fundado em 18 de agosto de 1959, quando o Ministério do Trabalho concedeu a Carta Sindical ao Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, que teve como primeiro presidente José dos Santos. A entidade representa aproximadamente 12 mil trabalhadores em negociações por fábrica, na categoria e em períodos de data-base de abrangência estadual.

Com apoio da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM) e as contribuições dos associados, o Sindicato constrói sua sede na Rua Urupês, na Chácara do Visconde, inaugurada em 13 de agosto de 1961. Em 1996, o Sindicato se filia à CUT (Central Única dos Trabalhadores), um importante e decisivo passo na história da entidade.

A base do Sindmetau é formada por trabalhadores de empresas em oito municípios: Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, São Luís do Paraitinga, Redenção da Serra, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

CUT

Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país. É a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.299 entidades filiadas, 7.116.278 trabalhadoras e trabalhadores associados e 21.092.160 trabalhadoras e trabalhadores na base.

CNM

O ramo metalúrgico no Brasil possui cerca de 2 milhões de trabalhadores. Desse total, cerca de 1 milhão (50%) são representados pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM). Destes, 450 mil (45%) são sindicalizados (associados aos Sindicatos Metalúrgicos nas diferentes regiões do país que, por sua vez, são filiados à CNM).
(Dados de Janeiro de 2008 – fonte: CNM/CUT)

FEM

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP tem 13 sindicatos filiados, que representam 220 mil metalúrgicos em todo o Estado de São Paulo, cuja data-base é em 1º setembro. A FEM-CUT/SP é a interlocutora dos sindicato nas negociações da Campanha Salarial com sete bancadas patronais: Montadoras (Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 8, Grupo 10, Aeroespacial, Fundição e Grupo 3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos).